CNI reduz de 1,2% para 0,9% a estimativa para alta do PIB de 2022
Revisão se deve à guerra na Ucrânia
Foto: Agência Brasil
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou no Informe Conjuntural no qual revisa a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 1,2% para 0,9%.
No documento, a entidade também reduziu as projeções econômicas para a indústria, que pelas novas estimativas deve ter produção 0,2% menor neste ano do que em 2021. Em dezembro, a CNI havia calculado crescimento de 0,5% este ano.
“Se esse cenário se confirmar, será a sétima vez, em 10 anos, que a indústria nacional encolhe”, destacou a CNI em nota publicada na terça (12).
Entre os motivos para as revisões estão as dificuldades enfrentadas pelas linhas de produção globalizadas em decorrência da guerra na Ucrânia, que tem pressionado para cima o preço dos fretes internacionais, devido à alta do petróleo. Outro fator é a variante Ômicron da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
“Temos um desafio, cada vez mais difícil, de enfrentar inflação alta com baixo crescimento”, ressaltou o gerente-executivo de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles.