Política

CNJ aprova regras para uso das redes sociais por juízes

Magistrados não poderão apoiar ou criticar políticos

Por Da Redação
Ás

CNJ aprova regras para uso das redes sociais por juízes

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta terça-feira (17), aprovar uma resolução que estabelece regras que os magistrados devem seguir para utilizar as redes sociais em todo o todo o país. Com a resolução, juízes vão ter que se adequar às normas em até seis meses.

A resolução determina que juízes estão proibidos de manifestar opinião sobre processo pendente de julgamento e fazer "juízos depreciativos" sobre despachos, votos ou sentenças. Eles também não podem apoiar ou criticar políticos, emitir opinião ou compartilhar discursos discriminatório.

As punições para o descumprimento estão na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LOMAN), no Código de Ética da Magistratura Nacional e nos Princípios de Bangalore de Conduta Judicial. Caso sejam punidos, os magistrados podem ser afastados do cargo, serem punidos com censura funcional ou aposentadoria compulsória. Segundo o CNJ, a medida visa compatibilizar a liberdade de expressão com os deveres funcionais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário