CNJ decide afastar juiz Marcelo Bretas por desvio de conduta

Decisão foi tomada com base em três procedimentos contra magistrado

Por Da Redação
Ás

CNJ decide afastar juiz Marcelo Bretas por desvio de conduta

Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta terça-feira (28), por 12 votos a 3, afastar o juiz federal Marcelo Bretas do cargo por suposto desvio de conduta na análise de processos. A decisão foi tomada com base em três procedimentos abertos sobre o magistrado no conselho. 

O primeiro diz respeito a uma reclamação disciplinar ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que questiona acordo de colaboração premiada celebrado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a OAB, o juiz e o Ministério Público negociaram penas, orientaram advogados e combinaram estratégias.

O segundo é uma reclamação feita pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O gestor municipal alega que o juiz atuou para prejudicá-lo na disputa eleitoral para o governo do estado em 2018. Já o terceiro processo é uma reclamação disciplinar instaurada pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão.

O CNJ encontrou dados em computadores corporativos dos magistrados que dão indícios de supostas “deficiências graves dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registros”. Na decisão, o CNJ também instaurou procedimento para investigar Bretas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário