CNJ investiga atuação da Transparência Internacional no acordo bilionário da J&F
ONG já é alvo de outra investigação conduzida pelo Supremo Tribunal Federal
Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investiga a participação da ONG Transparência Internacional no Brasil. A entidade é dedicada ao combate da corrupção, no acordo de leniência da J&F. A apuração corre em sigilo na Corregedoria Nacional de Justiça.
Ao Estadão, o CNJ confirmou a investigação, mas não deu detalhes acerca da apuração. "O trâmite de apuração corre sob segredo de Justiça e, por isso, não há mais informações a serem prestadas no momento".
A Transparência Internacional já é alvo de uma outra investigação conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No início da semana, o ministro Dias Toffoli determinou que uma investigação fosse aberta para verificar se a ONG recebeu e administrou verbas provenientes de multas de acordo da Operação Lava Jato.
A Transparência Internacional no Brasil ajudou a definir diretrizes para gastos da parcela da multa do acordo (R$ 2,3 bilhões) reservada a investimentos em projetos sociais. Ela, no entanto, nega ter recebido valores do acordo, de forma direta ou indireta.
Ainda em nota divulgada nesta terça, a cúpula da organização, sediada em Berlim, disse que a ONG é vítima de "retaliação" pelo trabalho de combate à corrupção.