Cochilos de mais de 30 minutos estão associados à obesidade, diz estudo
Pessoas que costumam tirar longas sonecas também estariam mais propensas à síndrome metabólica
![Cochilos de mais de 30 minutos estão associados à obesidade, diz estudo](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/148309/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=6f209b43b25fb5df1ba674308ee2b12c)
Foto: Freepik
Pessoas acostumadas a tirar longos cochilos durante o dia têm mais risco de desenvolver obesidade e síndrome metabólica. Isso é o que aponta um estudo realizado por cientistas do Brigham and Women's Hospital, em Boston, nos Estados Unidos.
Os autores do trabalho, publicado na semana passada na revista científica Obesity, concluíram que é prejudicial uma rotina com sonecas que durem mais de 30 minutos.
Ao todo, 3.275 adultos participaram do estudo. Eles foram divididos em grupos dos que não cochilavam, os que dormiam menos de 30 minutos e mais de 30 minutos.
Ao fim da pesquisa, foi constatado que aquelas pessoas que tinham o costume de tirar sonecas longas tinham um índice de massa corporal (IMC) mais alto e eram mais propensos a ter síndrome metabólica.
O resultado foi positivo tanto para os que não dormiam, quanto para os que tinham o costume de cochilar somente 30 minutos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a síndrome metabólica "corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica".
Entre os sintomas estão obesidade, hipertensão arterial, níveis elevados de glicemia, triglicerídeos e colesterol HDL.