Codesal realiza vistoria em prédio que ameaça desabar no bairro do Comércio, em Salvador
Prédio abrigou por décadas famoso restaurante Colon; agentes retornam ao local nesta quinta (25)
Foto: Divulgação/Codesal
A Defesa Civil do Salvador (Codesal) realizou, na quarta-feira (24), uma nova vistoria no imóvel que abrigou por décadas o restaurante Colon, na Praça Conde dos Arcos, no Comércio. O prédio, que está em uma das ruas mais movimentadas do bairro, está em um avançado estado de degradação.
Em nota, o órgão informou que, até então, não há a necessidade de interditar imóveis próximos. A Codesal ainda diz que agentes vão retornar, nesta quinta-feira (25), junto com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para uma nova avaliação e providências.
Tanto a Codesal quanto o Iphan foram notificados pela primeira vez há anos atrás. Na ocasião, as entidades foram notificadas da situação desde que o estabelecimento deixou de funcionar ali, justamente pela falta de condições de reformar o imóvel, em 2021.
O restaurante & choperia Colon, personagem de Jorge Amado, foi inaugurado em 1914. Famoso pelo seu malassado, era frequentado por nomes como Tatti Moreno, Antonio Pitanga, Neuza Borges, Nelson Rufino e o já citado Jorge Amado, entre outros.