Colesterol 'escorre' por pele de homem após ele ingerir altos índicies de gordura por oito meses
Homem foi diagnosticado com xantelasma, condição que faz com que acúmulo de gordura e colesterol 'escorram' através da pele
Foto: Divulgação/JAMA
Um homem de 40 anos, morador da Flórida, nos Estados Unidos, foi diagnosticado com xantelasma, condição que faz com que acúmulo de gordura e colesterol "escorram" através da pele. Em decorrência do problema de saúde, constantemente, a gordura e colesterol transpiram das marcas na mão do homem como um líquido amarelado.
O caso foi divulgado no "Journal of the American Medical Association" (Jama). O indivíduo procurou atendimento médico após caroços amarelos aparecerem nas mãos, pés e cotovelos.
Os médicos diagnosticaram o xantelasma e descobriram que a condição se agravou no homem por conta da alta ingestão de gorduras nos últimos oito meses.
O homem adotou o hábito de comer cerca de quatro quilos de queijo, tabletes inteiros de manteiga e gordura adicional nos hambúrgueres consumidos diariamente. O paciente afirmou que começou a prática como uma medida para perder peso, e percebeu uma maior disposição e clareza mental com a alta ingestão de gorduras.
Embora o paciente tenha relatado benefícios para a rotina, os médicos identificaram sérios problemas na saúde dele. De acordo com os profissionais, os níveis de colesterol do homem estava até cinco vezes mais altos do que o recomendado.
Conforme divulgado pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), localizado no Rio de Janeiro (RJ), o colesterol alto é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto.