Colírio desenvolvido nos EUA melhora a condição de presbiopia ou ‘vista cansada’; entenda
O medicamento era utilizado no tratamento do glaucoma.

Foto: Imagem Ilustrativa. Créditos: Yaroslav Shuraev / Pexels
Um colírio, aprovado nos EUA, tem ajudado pessoas que com presbiopia, condição conhecida como “vista cansada”. Por meio da contração da pupila, o medicamento aumenta a nitidez para quem não consegue enxergar de perto.
O CEO da empresa responsável por desenvolver o produto, Eef Schimmelpennink, afirmou ao Fantástico que colírio tem como base um molécula chamada ciclidina e é utilizada a cerca de 50 anos no tratamento do glaucoma.
Como efeito colateral do medicamento era diminuição da pupila, as pessoas afirmavam que a visão melhorava. Foi com base nessa informação que a indústria reajustou formulação para ser usado especificamente para presbiopia.
Schimmelpennink detalhou ainda que o colírio pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade e que faz efeito por dez horas, depois de 15 a 20 minutos da aplicação.
Comum em pessoas a partir de 40 anos, devido a perda natural de elasticidade pelo olho, a presbiopia atinge um quarto da população mundial de acordo com informações da Academia Americana de Oftalmologia.


