Com 25 anos de lançamento, jogo Tibia é fenômeno entre os brasileiros
Plataforma virtual é referência de adrenalina e ajudou a conectar comunidades online

Foto: Reprodução/CNN
Embora as situações de perigo e os esportes radicais sejam referenciais fortes quando o assunto é adrenalina, mais de 32 milhões de jogadores que passaram pelas terras ficcionais e reproduzidas em um 2D do game Tibia, da empresa alemã Cipsoft, também liberam essa substância. O jogo, que fez 25 anos de lançamento em janeiro, tem no Brasil sua maior comunidade. A informação é da CNN.
“Cerca de metade dos jogadores de Tibia vêm do Brasil, atualmente 45%, seguidos por Polônia, México, Venezuela e EUA”, revela Stephan Vogler, Co-fundador e um dos diretores administrativos da CipSoft em entrevista à CNN Brasil.
Há duas décadas, não era muito inusitado um jogo não ter som e dispor de gráficos tão simples. Mas, 25 anos depois, os gráficos de Tibia ainda são mais rústicos e o som só será incluído agora em 2022. Ainda assim, o game movimentou receita de mais de 24 milhões de euros só em 2021, de acordo com Vogler. Grande sucesso em lan houses de todo o Brasil, sobretudo a partir de 2005, o jogo reuniu uma legião de jogadores. O fenômeno foi objeto de estudo da doutora em antropologia social, Vanessa Andrade Pereira (UFRJ).
“Ouvi tantas vezes os jovens dizerem: ‘O Tibia é tosco, mas tem uma jogabilidade ótima’. Esse grupo era bem unido. Frequentavam a mesma escola, os mesmos locais no bairro e as mesmas festinhas. Seus laços de amizade, confiança e lealdade eram firmados dentro e fora do jogo”, lembra Pereira, que hoje é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Instituto de Ciência e Tecnologia.