Com 50,85% dos votos, Fabiano Sampaio, do PDT, é eleito prefeito de Firmino Alves
Candidato derrotou Samuel Pereira (PSD), que ficou em segundo lugar com 49,15%.
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Ocorreu no último domingo (3), a eleição suplementar para escolher o prefeito da cidade de Firmino Alves, no sul da Bahia, O candidato do PDT, e até então presidente da Câmara de Vereadores do município, Fabiano Sampaio, obteve vitória nas urnas com 50,85% (2.030) votos. O candidato derrotou Samuel Pereira, do PSD, que ficou em segundo lugar levando 49,15% (1.962) dos votos contabilizados. No total, 4.102 pessoas foram às urnas.
Além dos votos direcionados aos candidatos, a eleição em Firmino Alves teve 9,21% (416) de abstenção, 0,44% (18) votos brancos e 2,24% (92) votos nulos.
Compondo a chapa, juntamente com Fabiano Sampaio, o cargo de vice-prefeito será assumido por Isaac Barreto.
O TRE-BA informou que foi possível conhecer o resultado, divulgado pela Justiça Eleitoral, cerca de 20 minutos após o encerramento da votação. Além disso, não houve necessidade de troca das 14 urnas eletrônica utilizadas e nenhuma ocorrência policial referente ao pleito.
Entenda o caso
O TSE convocou a eleição suplementar em Firmino Alves após julgar e manter o recurso eleitoral sobre o indeferimento da candidatura de José Agnaldo dos Santos, conhecido como Padre Agnaldo, eleito nas eleições 2020. A partir dessa decisão, os votos no candidato foram anulados e uma nova eleição foi convocada.
Nas eleições de 2020, o Padre Agnaldo concorreu com a candidatura sob judice, porque teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal no exercício da função de prefeito nos anos de 2011 e 2012.
Padre Agnaldo foi eleito com 50,01% dos votos, mas a diplomação e posse dele foram anuladas quando teve o registro da candidatura indeferido pelo TRE-BA. Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fabiano Sampaio, ficou responsável por assumir a prefeitura, até decisão final do TSE.