Com 691 casos, Bahia lidera casos de Febre do Oropouche no Brasil

Estado registrou a primeira morte em decorrência da doença nesta segunda-feira (17)

Por Da Redação
Ás

Com 691 casos, Bahia lidera casos de Febre do Oropouche no Brasil

Foto: Divulgação/Sesab

A Bahia lidera a lista de infectados com a Febre do Oropouche no Brasil. O estado tem 691 casos confirmados, um óbito e uma morte suspeita em decorrência da doença. No total, 48 cidades ao redor do estado tem ou tiveram moradores doentes.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) - após a confirmação da primeira morte pela doença -, no Primeiro Simpósio sobre a febre do oropouche na Bahia, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Os primeiros casos na Bahia foram registrados em março deste ano, sete na cidade de Valença e dois no município de Laje. Antes desse período não havia registros da doença no estado. A primeira infecção foi diagnosticada em um homem que tinha retornado de uma viagem da região norte do país dias antes de manifestar os sintomas. 

Nesta segunda, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a primeira morte por Febre Oropouche. A paciente era uma mulher de 24 anos, moradora de Valença. A morte aconteceu em março deste ano, mas só foi divulgada nesta segunda, porque diversos exames precisaram ser feitos para que a causa do óbito fosse confirmada. 

Uma segunda morte por Oropouche está em investigação. O paciente tem 21 anos e o caso foi registrado em Camamu, cidade a 72 km de Valença. "São dois casos de pessoas jovens, saudáveis, sem comorbidades. Isso foi o que nos chamou ainda mais atenção", afirmou o infectologista Antônio Bandeira, que faz parte da vigilância estadual.

A Febre do Oropouche tem sintomas parecidos com os da dengue e da chikungunya, como dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Ela é provocada por um arbovírus transmitido pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.

Confira os 20 municípios baianos com o maior número de ocorrências:

1. Gandu (81)
2. Amargosa (66)
3. Uruçuca (50)
4. Ilhéus (49)
5. Teolândia (43)
6. Camamu (40)
7. Ituberá (40)
8. Taperoá (37)
9. Jaguaripe (33)
10. Laje (30)
11. Igrapiúna (25)
12. Elísio Medrado (24)
13. Mutuípe (23)
14. Itabuna (17)
15. Presidente Tancredo Neves (16)
16. Santo Antônio de Jesus (14)
17. Valença (14)
18. Muniz Ferreira (12)
19. Salvador (9)
20. Cairu (7)

A única forma de identificar a doença é através de exame clínico, epidemiológico e laboratorial. Não existe tratamento específico, a recomendação é fazer repouso e cuidar dos sintomas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário