Com alta na inflação, brasileiros perdem conquistas que ganharam com Plano Real
Mais de 75% dos entrevistados deixaram delevar um volume menor de itens para casa
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O aumento de preços causou uma enorme perda de conquistas de consumo dos brasileiros desde o Plano Real. Carne, iogurte, queijo, biscoitos recheados, itens que se tornaram acessíveis nas últimas décadas estão saindo da lista de compras de parte da população.
Nos últimos meses, 73,1% dos consumidores deixaram de comprar carne, queijo, laticínios cortados e bebidas alcoólicas. Já cerca de 6% não levavam biscoito e feijão para casa, segundo revelou o Sindicato do Varejo Alimentar do Estado de São Paulo (Sincovaga), feito pela JFP Consultoria e obtido pela Estadão.
O estudo ouviu 200 consumidores com renda de até 10 salários mínimos, quando faziam compras em supermercados de São Paulo. Do total, 52% deixaram de consumir algum produto entre alimentos e bebidas, itens in natura e artigos de limpeza. Com a alta nos preços, 79% dos entrevistados passaram a levar um volume menor de itens para casa.
A pesquisa do Sincovaga mostra ainda, por exemplo, que 67% dos consumidores estão comprando com menos frequência e quase metade (46%) admite que o aumento do preço do combustível influencia na escolha da loja onde a despesa é feita. A preferência tornou-se mercado de bairro, onde você pode ir a pé. Este é o local escolhido por 46,3% dos entrevistados, superando supermercados (29,6%), hipermercados (22,2%) e até comércio online (20,4%).