Bahia

Com alta na safra de Soja, Bahia tem fila de navios cargueiros

Fila está no cargueiros no Porto de Cotegipe, na Base Naval de Aratu, em Salvador

Por Da Redação
Ás

Com alta na safra de Soja, Bahia tem fila de navios cargueiros

Foto: Reprodução / TV Bahia

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia registra uma safra recorde de soja, com mais de 5.8 milhões de toneladas produzidas até maio. Contudo, o escoamento do produto enfrenta dificuldades, o que provoca uma fila de navios cargueiros no Porto de Cotegipe, na Base Naval de Aratu, em Salvador.

Cada navio graneleiro precisa aguardar, em média, três semanas para conseguir aportar e ser carregado com soja. A fila já se estende até o mês de dezembro, o que faz com que alguns navios aguardem ancorados na Baía de Todos os Santos.

Ainda segundo a pesquisa, o Porto de Cotegipe é responsável pelo escoamento de 95% da soja produzida na Bahia. A estimativa é de que o processo de carregamento dure três meses a mais que o habitual. O serviço costuma chegar ao fim em outubro, mas, nesta temporada, deve ser prorrogado até janeiro de 2021.

Em 2020, a cotação de soja teve alta de 20% em relação ao ano passado. Atualmente, a saca do grão está estimada em R$ 84. O produto tem os países asiáticos como principal destino de exportação.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário