Com alta na safra de Soja, Bahia tem fila de navios cargueiros
Fila está no cargueiros no Porto de Cotegipe, na Base Naval de Aratu, em Salvador
Foto: Reprodução / TV Bahia
De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia registra uma safra recorde de soja, com mais de 5.8 milhões de toneladas produzidas até maio. Contudo, o escoamento do produto enfrenta dificuldades, o que provoca uma fila de navios cargueiros no Porto de Cotegipe, na Base Naval de Aratu, em Salvador.
Cada navio graneleiro precisa aguardar, em média, três semanas para conseguir aportar e ser carregado com soja. A fila já se estende até o mês de dezembro, o que faz com que alguns navios aguardem ancorados na Baía de Todos os Santos.
Ainda segundo a pesquisa, o Porto de Cotegipe é responsável pelo escoamento de 95% da soja produzida na Bahia. A estimativa é de que o processo de carregamento dure três meses a mais que o habitual. O serviço costuma chegar ao fim em outubro, mas, nesta temporada, deve ser prorrogado até janeiro de 2021.
Em 2020, a cotação de soja teve alta de 20% em relação ao ano passado. Atualmente, a saca do grão está estimada em R$ 84. O produto tem os países asiáticos como principal destino de exportação.