Com apelo eleitoral, Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo

Proposta garante botijão de gás gratuito e seguirá para sanção

Por Da Redação
Às

Com apelo eleitoral, Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo

Foto: Divulgação/Banco Central

O Senado aprovou nesta terça-feira (3), de forma simbólica, a medida provisória que institui o programa Auxílio Gás do Povo, garantindo botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda. A proposta segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em ano eleitoral, o programa é uma das apostas do governo para a campanha de reeleição do petista.

A MP perderia validade no dia 11 de fevereiro e recebeu o aval da Câmara na segunda-feira (2). A votação foi acordada por líderes partidários na semana passada.

•LEIA MAIS: Programa Gás do Povo: confira os deputados que votaram contra o projeto de distribuição gratuita

Entenda

O programa Auxílio Gás do Povo substitui o Auxílio Gás dos Brasileiros, criado em 2021 durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

A iniciativa amplia o número de famílias beneficiadas e institui uma modalidade para disponibilizar os botijões diretamente no revendedor varejista de gás liquefeito de petróleo (GLP). 

Para ter acesso a essa modalidade gratuita, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico e receber renda per capita mensal de até meio salário mínimo.

A modalidade de pagamento em dinheiro, prevista no Auxílio Gás dos Brasileiros, permanece vigente. O pagamento do benefício deverá ser realizado preferencialmente à mulher responsável pela família beneficiada.

A operacionalização da modalidade gratuita caberá à Caixa Econômica Federal e à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário