• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Com baixa no estoque, 6% do sangue doado ao Hemoba é descartado após testagens
Bahia

Com baixa no estoque, 6% do sangue doado ao Hemoba é descartado após testagens

Caso passasse pelo teste, o sangue poderia ter ajudado a salvar a vida de até 1.140 pessoas

Por Da Redação
Ás

Com baixa no estoque, 6% do sangue doado ao Hemoba é descartado após testagens

Foto: Divulgação / Governo da Bahia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) enfrenta uma baixa nos estoques de sangue. Atualmente, quatro tipos sanguíneos estão em estado crítico e outros dois em alerta. A situação é agravada pelo descarte de aproximadamente 6% do material doado no estado.

Isso acontece porque o sangue não atinge os parâmetros sanitários estabelecidos. Até chegar ao receptor, o sangue doado passa por testes que garantem a segurança de quem vai receber o material. A testagem inclui identificação das doenças infectocontagiosas hepatites B e C, HIV, sífilis, doença de chagas e malária.

O material só é considerado apto para doação se os testes derem negativo. De acordo com informações da Hemoba, 285 bolsas de sangue foram descartadas na Bahia em junho deste ano. A quantidade de material que não pôde ser utilizado representa 6% do total de doações, que foi de 4,7 mil bolsas no mês passado. Caso passasse pela testagem, o  sangue poderia ter ajudado a salvar a vida de até 1.140 pessoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.