Com comando de Tatau e homenageando Margareth Menezes, 'Os Mascarados' celebra dos 40 anos de Axé-Music, no Circuito Dodô
O bloco, que sai na quinta (27), terá como reis Mãeana e Bem Gil

Foto: Divulgação
Vista a sua fantasia, seja quem você quiser! O bloco mais plural, colorido e alegre de Salvador, tem uma história de destaque na celebração dos 40 Anos de Axé-Music e dos 75 Anos de Trio Elétrico. No seu 24º desfile, Os Mascarados contará com a presença de duas estrelas desta trajetória do Carnaval da Bahia: o cantor Tatau, um dos maiores puxadores de trio elétrico, e a homenageada Margareth Menezes, uma das responsáveis pela história do bloco. Ao convocar os foliões a vestirem as suas fantasias, Os Mascarados vai promover a pipoca da diversidade, no dia 27 de fevereiro (quinta-feira), no circuito Dodô (Barra-Ondina).
Um casal apaixonado pelo bloco, Mãeana e Bem Gil serão os reis do bloco, em 2025. A cerimônia de coroação serás realizada em frente ao Farol da Barra, na abertura do desfile. O título de realeza será passado pela atriz Nanda Costa e a percussionista Lan Lanh, que majestosamente reinaram em 2024.
Movido pelo propósito de promover a diversidade, o empoderamento feminino em um bloco lúdico, sem cordas, que resgata a fantasia, Os Mascarados se destaca pela força de três mulheres na direção, as empresárias Selma Calabrich, Paula Resende e Jaqueline Azevedo. Em 2025, elas colocam o bloco na rua com assinatura da Pau Viola Cultura e Entretenimento e o patrocínio da Bahiagás e Governo da Bahia.
“Estou honrado e muitíssimo feliz por estar à frente deste bloco, que já deu oportunidade a muitos artistas. São 40 anos da nossa história, do nosso axé, e vou celebrar com muito entusiasmo. Vou trazer muitas novidades e, é claro, levando a nossa história, que é rica e tenho certeza de que os foliões do bloco vão abraçar com tranquilidade. Teremos novidades no repertório, porque gosto de passear pelo que é moderno, sempre atento ao mercado. Vai ser brilhante”, promete Tatau.
“Com certeza, Tatau fará um show maravilhoso, uma puxada de trio incrível, é meu irmão e uma pessoa que eu amo”, conta Margareth Menezes. A cantora agradece a homenagem do bloco, afirmando que” é sempre muito bom poder voltar ao Os Mascarados, principalmente ao lado de Tatau. O bloco faz parte da minha história como artista nesses meus 38 anos de carreira. Criamos o bloco para homenagear a cidade de Salvador e com a proposta de ocupar, abrir novos espaços dentro da festa, mais democráticos e independentes”.
Desde a fundação do bloco, em 1999, a cantora foi uma das responsáveis por esta trajetória de sucesso. “Os Mascarados faz parte dessa contribuição e desse legado imenso que contempla os 40 anos da Axé Music, afinal de contas, nós restauramos, e queremos, um bloco da diversidade para que todas as pessoas possam expressar a sua imaginação e a sua criatividade. É um bloco que retomou o lúdico e a alegoria dentro do Carnaval e transformou a quinta-feira nesse momento mágico, em que as pessoas voltaram a se fantasiar”, festeja.
Ao ser coroado, o casal Bem Gil e Mãeana entra para a galeria da realeza do bloco, que reúne muita gente importante, entre elas, Nanda Costa, Lan Lanh, Flora Gil, Preta Gil, Astrid Fontenelle, José Simão, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Rita Batista, Licia Fabio, Fátima Mendonça, Chico Diaz, Maurício Magalhães, Adriane Galisteu e Paulo Borges.
“O primeiro carnaval da Bahia que Bem me trouxe pra curtir foi no baile dos mascarados em 2011, a ideia já me encantava e o bloco me encantou mais ainda. Não consigo nem mensurar o que significa esse convite dos mascarados na minha vida hoje, consagrando nosso amor, nossa mudança pra essa cidade que nos recebeu tão bem e nos dando essa oportunidade e honra magnífica de poder contribuir com nossa arte nosso encanto e nossas fantasias dentro desse bloco histórico, que sorte! que glória!”, festeja Mãeana.
Há 26 anos, o bloco Os Mascarados surgiu no Carnaval da Bahia para fazer a diferença no meio de milhares de abadás que tomavam conta dos circuitos da folia. Um bloco sem cordas, que se popularizou com uma trajetória de sucesso em resgatar a alegria e a forma lúdica de se divertir fantasiado.
O bloco mais democrático da cidade, nasceu, em 1999, do apelo popular e com o propósito de comemorar o aniversário de 450 anos de Salvador. Já na primeira edição, o desfile de Os Mascarados foi um grande sucesso e, desde então, vem conquistando mais foliões. No Circuito Dodô, sempre às quintas-feiras, o bloco recebe milhares de fantasiados com a liberdade de se divertir com segurança. Um espaço da diversidade, onde o folião pode ser quem ele quiser, um super-herói ou vilão da ficção, político ou um profissional liberal.