Com convite para voltar ao PDT, Roberto Carlos diz ter ficado 'surpreso' com saída do partido da base de Lula na Câmara
Deputado estadual aguarda novos desdobramentos para decidir se retornará à legenda para disputar a próxima eleição

Foto: Farol da Bahia
O deputado estadual Roberto Carlos afirmou na terça-feira (6), durante conversa com a imprensa na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que foi “pego de surpresa” com a decisão da bancada do PDT na Câmara dos Deputados de deixar a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O parlamentar, que recentemente recebeu um convite para retornar à legenda, disse que, em conversa com o presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, foi informado de que sua saída do Ministério da Previdência havia sido acordada com Lula.
“Fui pego de surpresa. Recentemente, tinha conversado com Carlos Lupi e ele me disse que estava tudo certo, inclusive com o governo federal. A saída dele foi combinada com o próprio presidente Lula e vejo agora o PDT rompendo”, afirmou.
Roberto Carlos foi filiado ao PDT por 32 anos e migrou para o PV nas eleições de 2022, quando o partido rompeu com o governo e passou a integrar a oposição ao lado de ACM Neto (União Brasil). Na semana passada, o PDT na Bahia retornou à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Diante do cenário incerto em Brasília, o deputado afirmou que aguardará novos desdobramentos antes de decidir se volta ao PDT para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026.
“Vamos esperar o que vai acontecer. Estou muito confortável no PV e não estava buscando uma saída para o PDT, mas, de certa forma, mexe com o meu coração porque eu tinha 32 anos no PDT”, disse o deputado.
“O convite que foi feito a mim para voltar ao partido era para ser candidato a deputado federal. Isso foi combinado com o ex-ministro Carlos Lupi e com o governador Jerônimo Rodrigues, porque eu não ia participar de uma eleição para federal em uma aventura. Se realmente o PDT voltar para a base aliada do governo federal, claro que eu penso se devo ir a federal ou não”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: "Não é saída, é uma posição de independência", diz Félix Mendonça Júnior sobre afastamento do PDT da base do governo
Vídeo: líder do PDT na Câmara diz que saída da base de Lula partiu de "insatisfação na reciprocidade" com o governo