Política

Com Damares na ONU, Brasil será criticado por desmonte em direitos humanos

Evento será marcado pelas presenças de indígenas, ativistas e ambientalistas

Por Da Redação
Ás

Com Damares na ONU, Brasil será criticado por desmonte em direitos humanos

Foto: Jamil Chade/UOL

O governo brasileiro será alvo de denúncias de violações de direitos humanos por parte de relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU). As críticas poderão ocorrer na reunião do Conselho de Direitos Humanos, que terá a primeira sessão de 2020 na segunda-feira (24), e contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O evento será marcado também por uma série de denúncias por parte de indígenas, ativistas e ambientalistas que são contra o governo Bolsonaro.

Em um dos documentos que será debatido, os relatores da ONU alertam sobre a questão ambiental e de indígenas. "Particularmente preocupante é o aumento significativo das queimadas na Amazônia brasileira, seguindo as promessas feitas pelo novo governo de abrir terras indígenas para a agricultura e mineração", alerta o documento.

Outra crítica que o governo enfrentará será sobre o combate à fome. Em outro trecho do informe que tratará da necessidade de garantir financiamento aos programas sociais, a relatoria da entidade cita as medidas tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro para desmantelar o que existia no Brasil e que era considerado como exemplar. 

O comunicado também destaca que, em seu quarto mandato como membro do Conselho de Direitos Humanos, "o Brasil continuará a empenhar-se para tornar mais efetivo o trabalho do órgão na promoção e proteção internacional dos direitos humanos".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário