Com dezembro na porta, Pablo Roberto ainda não decidiu se deixa ou fica ALBA
Deputado aguarda movimentações em torno de PEC que pode viabilizar cargo de secretário
Foto: Divulgação/ALBA
Eleito vice-prefeito de Feira de Santana na chapa de Zé Ronaldo (União Brasil), o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) ainda está indeciso sobre renunciar o mandato parlamentar para assumir o cargo.
Além de aguardar o resultado de uma pesquisa interna para nortear a decisão, Pablo está de olho em articulações na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que possam viabilizar uma licença para permitir que ele assuma uma secretaria municipal em Feira de Santana.
Leia também: Mesmo eleito vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto pode não assumir cargo em 2025
Uma das alternativas em discussão é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que ampliaria o direito de licença para deputados estaduais ocuparem secretarias em cidades com mais de 500 mil habitantes. Atualmente, essa licença é permitida apenas para cargos na esfera federal e nas capitais.
No entanto, a medida enfrenta resistência na base aliada do governo, que não demonstra interesse em beneficiar o tucano.
Circula nos bastidores que Pablo teme ficar ofuscado como vice, como ocorreu com o atual vice-prefeito Fernando de Fabinho, e isso atrapalhe o plano de sair candidato a deputado federal em 2026. Apesar dos impasses e indecisões, ele tem até o final de dezembro para renunciar ou permanecer no cargo atual.