Com humanos em quarentena, tubarões circulam livremente na costa do Rio de Janeiro
Especialista explica que pra ter mais animais precisaria de anos sem pesca
Foto: Divulgação/LuxxBoat
Com os seres humanos cumprindo as medidas de isolamento social por causa da epidemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, os tubarões têm circulado mais livremente e próximo às praia do Rio de Janeiro, mostram imagens gravadas e divulgadas nas redes sociais.
Um dos vídeos gravados na última terça-feira (12), mostra um grupo de 15 animais, da espécie tubarão-galha-preta, no mar de Angra dos Reis. As imagens mostram os animais numa proximidade da faixa de areia, sem incômodos de embarcações, turistas ou pescadores.
O especialista em tubarões e professor do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Une), Otto Gadig, concordou que com a quarentena, os animais aquáticos estão sendo mais vistos, e que não há perigo quanto a isso.
"Para haver mais tubarões precisaríamos de muitos anos sem ter pesca. Porque eles demoram muito para repor a população. São animais com reprodução lenta. O que está acontecendo é que eles estão tendo uma folga com um pouco menos de pesca e com menos gente de alguma forma causando alguma perturbação no ambiente deles. Os tubarões são animais muito tímidos e relutantes à presença humana, que agora estão mais à vontade por causa da menor circulação de pessoas. Por isso, são vistos se aproximando mais das praias", explicou ao O Globo.