Com ilustração do premiado artista visual J.Cunha, Guia do Ócio celebra seus 25 anos com um novo design e ampliação do conteúdo!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
Começa a circular a partir do de amanhã (14 ), a nova edição do Guia do Ócio, com distribuição em instituições culturais, terminais de transporte, pontos turísticos, livrarias, hotéis e shoppings da cidade. Já tradicional no circuito cultural e turístico de Salvador, o Guia 2025 tem capa assinada pelo conceituado artista visual J.Cunha e celebra os seus 25 anos de criado com um novo design e ampliação de conteúdo, abrangendo os oito territórios mais emblemáticos da cidade.
O Guia do Ócio reúne atrações que, aqui e ali, perduram no tempo, integrando-se à fisionomia da capital baiana. A publicação segue com o padrão curatorial do jornalista baiano Antônio Moreno, que elege e comenta as atrações que mais lhe chamam atenção nos diversos pontos turísticos e estratégicos de Salvador. O que ver e fazer em dois, três dias? O que comer? Onde dançar? Para quem rezar? São perguntas que o guia responde com indicações e dicas ao longo de suas 236 páginas - número ampliado a partir desta edição.
Permanentemente atualizada, a publicação chega recheada das novas opções que surgiram no cenário da cidade. Estão lá, por exemplo, equipamentos como o Palacete Tira-Chapéu, Galeria do Mercado Modelo, Museu de Arte Contemporânea (Mac), Arena da Capoeira e Casa das Histórias de Salvador. Também estão lá os novos redutos da boemia, bem como os endereços mais certeiros para se desfrutar desse estado de espírito chamado “baianidade”.
A nova edição do Guia do Ócio é amplamente ilustrada com fotografias de diversos profissionais baianos, reunindo cerca de 700 pontos de visitação, além de indicação de passeios, museus, monumentos, espaços culturais, bares e restaurantes. A direção de arte e design ficaram a cargo de Iansã Negrão e Emanuele Rosa, que empreenderam uma nova reforma gráfica. Os fotógrafos Tiago Lima, Márcio Lima, Alfredo Mascarenhas e Drica Reis completam o time criativo da publicação, que é produzida pela editora baiana Fábrica das Letras e conta com apoio institucional do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador e Assembleia Legislativa da Bahia.
Onde encontrar
O Guia do Ócio pode ser encontrado nos mais importantes espaços culturais de Salvador, a exemplo da Fundação Jorge Amado, Fundação Pierre Verger, Cidade da Música da Bahia, Espaço Caribé e Museu do Mar Aleixo Belov. Além disso, a publicação é distribuída em mais de 40 pontos de venda, incluindo todas as livrarias da cidade (Escariz, Leitura, LDM), terminais de transporte, hotéis, pousadas, cafeterias e pontos turísticos importantes, como o Farol da Barra, por exemplo.
O autor
Formado pela Escola de Comunicação da Ufba, Antonio Moreno trabalhou durante muitos anos nos cadernos culturais de jornais de Salvador. Depois, passou a atuar na comunicação empresarial com a empresa criada juntamente com dois sócios, a Companhia de Comunicação. Com o Guia do Ócio, Moreno exercita a sua paixão pelos guias turísticos, como ele confessa ao apresentar essa nova edição: "Sei que a internet inviabilizou muitas publicações mundo afora, mas acho que sempre haverá alguém, como eu, apaixonado pelas folhas de papel", diz.
O ilustrador
A capa do Guia do Ócio 2025/2026 é uma criação de J. Cunha, renomado e premiado artista visual baiano. Também designer gráfico, cenógrafo e figurinista, Cunha participou de importantes bienais de artes plásticas e de exposições individuais e coletivas, entre elas o evento The Refugee Project, no Museu de Arte Africana de Nova York. Seu trabalho é pautado por um mergulho no imaginário das culturas afro-indígenas e popular nordestina brasileira. Entre suas criações, está a concepção visual e estética do bloco Ilê Aiyê
Serviço
Lançamento Guia do Ócio
Autor: Antônio Moreno
Edição: Fábrica das Letras
Design gráfico: Iansã Negrão e Emanuelle Rosa
Fotografia: Tiago Lima, André Fernandes, Márcio Lima, Drica Reis e Alfredo Mascarenhas
Número de Páginas: 236
Preço: R$39,00