Com inspiração em Oxalá e Oxum, Spartakus volta ao TikTok Awards como apresentador!
Artista e comunicador celebra retorno à premiação destacando identidade, ancestralidade e o álbum visual Livre com Fiança

Foto: Divulgação
Spartakus foi um dos apresentadores do TikTok Awards 2025, marcando seu retorno ao palco da maior premiação de creators do país após ter sido premiado na edição anterior. Comunicador e artista baiano, natural de Itabuna (BA), ele celebrou o momento como um reconhecimento de sua trajetória e da potência criativa brasileira.
“Foi uma honra retornar como apresentador ao TikTok Awards depois de ter sido premiado no ano passado. Me sinto realizado de estar na maior premiação de creators do país trazendo minha identidade como comunicador e artista, fazendo o que amo e celebrando a criatividade brasileira”, afirma Spartakus.
Para a ocasião, ele vestiu um look do Ateliê Costa Ribeiro, marca de terreiro baiana, inspirado nos orixás Oxalá e Oxum. O visual contou com styling de Mafê Domingues e os óculos usados na capa de seu álbum visual e filme Livre com Fiança, reforçando a conexão entre fé, identidade e expressão artística. “Uma roupa imponente para esse momento de celebração, de fé e de confiança em mim mesmo”, completa.
O destaque no palco do TikTok Awards dialoga diretamente com o atual momento criativo de Spartakus, que acaba de lançar Livre com Fiança, um álbum visual afrofuturista que une música, poesia e cinema em um filme-ritual sobre autoconfiança, ancestralidade e libertação. Escrito e dirigido pelo próprio artista, o projeto reúne seis canções e sete poemas que narram uma jornada espiritual guiada pelos orixás e atravessada pela experiência de um homem negro e gay em confronto com as armadilhas da validação digital e da liberdade condicionada imposta pelos algoritmos.
Produzido pela Haus of Spartta em parceria com a Phono Filmes e o Butterfly Coletivo, o projeto já vem sendo reconhecido em festivais internacionais: Livre com Fiança foi selecionado pro maior festival de cinema negro do Texas, o Denton Black Film Festival. Também é finalista do International Indie Film & Screenplay Festival (Paris) e recebeu menção honrosa no East Village New York Film Festival (EUA) e no Athens International Monthly Art Film Festival (Grécia). O clipe “Feitiço” foi selecionado no Indie Short Fest (Los Angeles) e também concorre no Texas na categoria de melhor clipe.
Musicalmente, o EP transita entre rap, pop, reggae, samba e música popular brasileira, com produção de RDD (ATTOOXXAÁ), Faustino Beats, Alan du Grave, Filipe Gomes (Aláfia), Bruno Costa (diretor musical de IZA) e DJ Maxnosbeatz. Pensado como uma narrativa em seis atos, Livre com Fiança consolida Spartakus como uma das vozes mais autorais e potentes da nova cena criativa brasileira.


