Com Jerônimo ou Rui, ACM Neto lidera intenções de voto para governar a Bahia

Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.640 eleitores em 65 municípios baianos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Com Jerônimo ou Rui, ACM Neto lidera intenções de voto para governar a Bahia

Foto: Divulgação:PT/ Gilberto Jr./Mateus Pereira

O ex-prefeito de Salvador e candidato derrotado ao governo da Bahia em 2022, ACM Neto (União Brasil), lidera a disputa pelo Palácio de Ondina e pode vencer no primeiro turno nas próximas eleições, segundo a pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta segunda-feira (24). O levantamento aponta que o carlista tem 52% das intenções de voto, contra 27,4% do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O ex-ministro João Roma (PL) aparece em terceiro, com 8,1%, seguido por Kleber Rosa (PSOL), com 1,5%. Brancos e nulos somam 6,8%, enquanto 4,1% dos entrevistados estão indecisos.

Em um cenário sem João Roma na disputa, ACM Neto sobe para 56,4%, enquanto Jerônimo chega a 30%. Kleber Rosa marca 1,7%, brancos e nulos são 4,6%, e 4,3% não souberam ou não responderam.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.640 eleitores em 65 municípios baianos, entre os dias 17 e 20 de março de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos.

Com Rui Costa na disputa pelo governo

O cenário eleitoral na Bahia não muda muito caso o PT opte por lançar o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, no lugar de Jerônimo Rodrigues. 

Nesse cenário, ACM Neto mantém a liderança com 51,5% das intenções de voto, enquanto Rui pontua os mesmos 27,4%. João Roma aparece com 7,7%, e Kleber Rosa, com 1,4%.

Disputa pelo Senado

Em 2026, os eleitores deverão escolher dois senadores. Na Bahia, as vagas em disputa são ocupadas atualmente por Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD). O terceiro senador do estado, Otto Alencar (PSD), foi eleito em 2022 e tem mandato até 2030.

Na corrida para o Senado, os petistas largam na frente. Rui Costa lidera com 43,8% das intenções de voto, seguido por Jaques Wagner, que tem 34% e chances de reeleição. João Roma aparece em terceiro, com 24,6%, enquanto Angelo Coronel figura na quinta posição, com 11%.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário