• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Com mais de 10 anos na Alba, Ivana Bastos se reelege como a primeira mulher mais votada da Bahia
Política

Com mais de 10 anos na Alba, Ivana Bastos se reelege como a primeira mulher mais votada da Bahia

Deputada segue para o quarto mandato na Assembleia da Bahia

Por Da Redação
Ás

Com mais de 10 anos na Alba, Ivana Bastos se reelege como a primeira mulher mais votada da Bahia

Foto: Ascom

Com 118.407 votos nas eleições deste ano, Ivana Teixeira Bastos (PSD) é a deputada mais votada na Bahia – a primeira mulher com maior votação da história na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) – e segue para o quarto mandato. O número representa um aumento de 54,5% dos votos em comparação ao ano de 2018.  

Formanda em administração de empresas pela Universidade do Norte do Paraná, Ivana Bastos foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2010 pelo PMDB. Se reelegeu pelo Partido Social Democrático (PSD) em 2014. Atualmente, é vice-líder do PSD. 

Bastos atribui o volume expressivo à coligação Pela Bahia, Pelo Brasil.  “O meu coração hoje é só gratidão. Mas, essa votação é o resultado de muito trabalho de um grupo político liderado pelo governador Rui Costa, pelos senadores Otto Alencar e Jaques Wagner. Que marcharam ao nosso lado, atendendo as nossas demandas e reivindicações. Quando você tem um grupo comprometido com o trabalho, comprometido com os municípios, o resultado chega”.

A deputada nasceu na cidade de Caetité, no Sudoeste do estado, mas cresceu Guanambi, onde é residente atualmente. O município é sua maior base eleitoral.  “Eu sou uma deputada de interior. Eu tenho uma atuação forte em cerca de 34 municípios. Esses municípios da Chapada Diamantina e da região Sudoeste, onde nós temos um trabalho, eu tive a alegria de ser majoritária. Os votos que saíram de Salvador e Região Metropolitana foram um pouco mais mil, são votos de amigos, de parentes”, disse. 

A autora do Projeto de Lei 23.111/2019, aprovado por unanimidade, que prevê o atendimento por policiais do sexo feminino nas Delegacias de Polícia do Estado da Bahia às mulheres vítimas de violência, garante que o público feminino continuará entre as suas pautas.

“Nós temos diversas leis aqui na Bahia e eu quero continuar atuando nessa direção, também na direção da infraestrutura dos meus municípios, que é o que eu gosto de fazer. Eu tenho recebido muitos abraços, palavras de felicitações de muitas mulheres que não votaram em mim, mas estão se sentindo representadas.”
Sobre o cenário de segundo turno que vai definir quem vai ocupar o Palácio de Ondina, no dia 30 de outubro, Bastos diz que está confiante na vitória do seu aliado Jerônimo Rodrigues (PT). 

“O segundo turno chegou por uma diferença muito pouca, por menos de meio por cento, o candidato Jerônimo Rodrigues, não obteve a Vitória. Eu falo que precisava ter uma vitória maior, por isso, que Deus adiou. Nós estamos trabalhando dobrado. A eleição se ganha na abertura das urnas, contando o voto a voto. Mas, a tendência é clara e a gente vê pelos apoios”afirmou.

Acerca do segundo turno entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT), a deputada destacou a atuação do Nordeste no resultado do primeiro turno. “O Nordeste é a região mais carente do país, que não tinham a energia elétrica, que as pessoas precisavam da vida da bolsa família, onde a dificuldade do cidadão era bem maior. Se dependêssemos do Nordeste, se dependesse de nós aqui da Bahia, gente já teria sido eleito no primeiro turno. Eu Acredito muito na eleição do Lula”, concluiu. 

Dos 63 deputados eleitos na eleição deste ano para Alba, apenas seis são mulheres. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário