Com melhora da situação atual, confiança da indústria no Brasil avança, diz FGV
Economista há uma perspectiva positiva relacionada ao ambiente de negócios no decorrer do segundo semestre
Foto: Reprodução/Pexels
Pelo terceiro mês seguido, a confiança da indústria no Brasil apresentou ganho em junho diante da melhora na avaliação da situação atual, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (26).
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 0,4 ponto em comparação com o mês anterior e foi a 98,4 pontos, de acordo com os dados da FGV. O economista do FGV IBRE Stéfano Pacini explicou que houve uma queda pontual nas expectativas, porém há uma perspectiva positiva relacionada ao ambiente de negócios no decorrer do segundo semestre.
Responsável pela medição do sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, o Índice de Situação Atual (ISA), teve alta de 1,1 ponto, a 99,3 pontos, maior patamar desde setembro de 2022, segundo a FGV.
O Índice de Expectativas (IE), por outro lado, indicador da percepção sobre os próximos meses, teve uma queda de 0,4 ponto, para 97,6 pontos, interrompendo sequência de três altas consecutivas. No mês de junho, houve alta da confiança em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados.
Pacini ressaltou que os indicadores de trabalho e renda continuam positivos. Além disso, frisou que a influência do desastre ambiental no Rio Grande do Sul foi mais severa no mês de maio, mas a recuperação ainda não está clara no resultado geral da indústria.