Com melhoria nos indicadores da pandemia, Bahia fecha 417 leitos exclusivos para Covid-19
Taxa de ocupação atual de leitos é de 41%, diz Sesab
Foto: Divulgação
Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que, no último mês, foram fechados 417 leitos exclusivos para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na Bahia. Na primeira semana de julho, o estado havia registrado um total de 3.479 leitos ativos. Já os dados mais recentes referentes ao mês de agosto, disponíveis no painel de transparência, mostram que a Bahia tem 3.062 leitos de UTI disponíveis para o tratamento da infecção pelo coronavírus. No total, a taxa de ocupação atual é de 41%.
Ao que tudo indica, os leitos foram fechados devido a melhora nos indicadores da pandemia que, de acordo com o governador da Bahia, Rui Costa, já permite maiores flexibilizações, como o retorno de aulas, por exemplo.
Apesar da redução de leitos, o estado também observa uma diminuição das taxas de ocupação de vagas hospitalares destinadas ao tratamento da covid. Enquanto no início do mês passado o boletim da Sesab trazia a informação de 48% de ocupação geral e 73% nas UTI adulto, a atualização do último domingo (1°) aponta que o estado tem 41% de ocupação total de leitos e 52% em relação a UTI adulto.