• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Com mil casos, Saúde começa a tratar varíola dos macacos no Brasil como "surto"
Saúde

Com mil casos, Saúde começa a tratar varíola dos macacos no Brasil como "surto"

Esse é o primeiro estágio de evolução do contágio, que pode se transformar em epidemia, endemia e pandemia, como a Covid-19

Por Da Redação
Ás

Com mil casos, Saúde começa a tratar varíola dos macacos no Brasil como "surto"

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Após registrar mais de mil casos de varíola dos macacos no Brasil, o Ministério da Saúde passou a tratar a doença como “surto”. O termo foi usado em um comunicado divulgado na última quinta-feira (28), pela pasta, para informar a ativação de um Centro de Operações de Emergência (COE) com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da patologia.

Conforme o texto, esse é o primeiro estágio de uma escala de evolução do contágio, que pode se transformar em epidemia, endemia e pandemia, como no caso da Covid-19.

Até então, o órgão não havia utilizado o termo em notas encaminhadas à imprensa, apenas em pareceres técnicos ao citar casos semelhantes de aumento da curva de contaminação registrados em outros países. Em números exatos, o Brasil registrou até agora 1.066 casos da doença.

Existem casos confirmados em 16 unidades da Federação: São Paulo (823), Rio de Janeiro (124), Minas Gerais (44), Distrito Federal (15), Paraná (21), Goiás (13), Bahia (5), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1), Acre (1), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (4).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário