Michel Telles

Com nova estratégia, PwC Brasil expande atuação no Nordeste e abrirá escritório em Fortaleza

Iniciativa faz parte de ‘A Nova Equação’, estratégia para acompanhar as transformações globais

Por Michel Telles
Ás

Com nova estratégia, PwC Brasil expande atuação no Nordeste e abrirá escritório em Fortaleza

Foto: Divulgação

Fortaleza abrigará o mais novo escritório da PwC Brasil no Nordeste. A cidade, um dos polos econômicos da região, receberá a instalação até o final do ano, de onde seus profissionais entregarão soluções integradas de auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações a empresas de todo o Ceará e estados vizinhos. A capital se junta a Salvador e a Recife, onde a PwC Brasil já tem presença consolidada.  

“O Ceará, e principalmente Fortaleza, vem se destacando pelo dinamismo de sua economia nos últimos anos. Com uma indústria variada e um setor de serviços forte, tem sido berço de grandes grupos empresariais brasileiros e atraído novos investidores nacionais e estrangeiros”, comenta Luciano Sampaio, sócio líder da PwC Brasil na região. 

A PwC Brasil também anunciou que deverá contratar 300 profissionais no Nordeste nos próximos 5 anos. 

A Nova Equação 

A abertura do escritório em Fortaleza e as contratações fazem parte da estratégia da PwC Brasil para auxiliar seus clientes a construir confiança e entregar resultados sustentáveis, duas necessidades interligadas que as empresas têm pela frente nos próximos anos. A Nova Equação responde às transformações fundamentais no mundo, incluindo disrupções tecnológicas, divisões geopolíticas, mudanças climáticas e os efeitos da pandemia de Covid-19. A estratégia é baseada na análise de tendências globais e milhares de conversas com clientes e outros stakeholders e construída a partir de mais de uma década de crescimento sustentado da receita e investimento contínuo. 

Construir confiança é algo que nunca foi tão importante e nem tão difícil em um contexto de incertezas, mudanças constantes e cobrança crescente de que as empresas sejam protagonistas em questões mais amplas como a desigualdade, a exclusão digital e as mudanças climáticas. As organizações precisam, cada vez mais, ganhar e manter confiança em uma ampla gama de tópicos que são essenciais para seus stakeholders. O sucesso depende da maneira como os executivos pensam e de mudanças fundamentais em cultura organizacional, sistemas e ambição. 

Já entregar resultados sustentáveis em um ambiente onde a competição e o risco de ruptura são mais intensos do que nunca e as expectativas da sociedade nunca foram tão altas. As empresas precisam mudar de forma mais rápida e abrangente para atrair capital, talento e clientes. Muitas vezes, no entanto, iniciativas de transformação concebidas de forma superficial não entregam os resultados que prometem. É necessária uma nova abordagem. 

"Com as profundas mudanças que vivenciamos e que continuarão nos próximos anos, o sucesso das organizações só será possível com a solidez de dois pilares: confiança e a entrega de resultados sustentáveis”, afirma Marco Castro, presidente da PwC Brasil. “Para apoiar nossos clientes nesses desafios, vamos combinar criatividade, paixão e experiência com a melhor tecnologia. E por trás de tudo isso, estão nossas pessoas - uma comunidade de solvers, que se unem de formas inesperadas para criar novas soluções para novos tempos. É disso que trata a nossa estratégia, a qual chamamos de A Nova Equação.” 

A implementação desta nova estratégia representará o maior ciclo de investimentos já realizado pela PwC no Brasil. A firma investirá em quatro frentes: 

1. Tecnologia e transformação digital - A PwC vai manter sua estratégia de ser liderada por humanos e movida a tecnologia. Ela continuará a expandir rapidamente o uso de computação em nuvem, inteligência artificial, alianças tecnológicas, realidade virtual e outras tecnologias emergentes para fornecer insights e gerar vantagem competitiva para os clientes. Além disso, a PwC vai acelerar a adoção de produtos de tecnologia, a fim de apoiar a colaboração contínua e permitir que seus profissionais automatizem processos. Esses produtos e automações transformarão a experiência do cliente e permitirão o surgimento de novos insights e a geração de valor. Neste processo, além de investimentos globais, serão investidos mais de R$ 700 milhões nos próximos 5 anos apenas no Brasil.  

2. Capacitação e pessoas - Serão investidos mais de R$ 600 milhões nos próximos 5 anos em capacitação de pessoas em diversas áreas como Transformação Digital, ESG, atualização de novos riscos e tendências que afetam os diversos segmentos da economia, além de treinamentos de soft e hard skills em geral, como liderança e especializações necessárias para este novo cenário. Nestes esforços, serão investidas mais de 300 mil horas em treinamento. 

3. ESG - Serão investidos mais de R$ 100 milhões nos próximos cinco anos em programas de impacto social, ambiental e de governança no mercado. Estas iniciativas incluem programas que visam reduzir o gap digital e educacional em nossa sociedade e aumentar a inclusão de profissionais no mercado de trabalho em geral. No programa Access Your Potential, no qual jovens talentos em contextos adversos recebem mentoria de profissionais da PwC, treinamentos e oportunidades de carreira dentro e fora da firma, serão beneficiados 2.000 jovens em 5 anos. Serão aplicadas mais de 50 mil horas de mentoria em geral em programas como este e em outros, como os relacionados à Inclusão e Diversidade. Adicionalmente, a PwC Brasil reafirma o compromisso já anunciado em reduzir suas emissões pela metade e ser Netzero até 2030, além de apoiar iniciativas desta natureza junto a clientes. Adicionalmente, promoverá ações para aumento da governança em nosso país. 

4. Ampliação da força de trabalho - Serão contratadas mais de 7.000 pessoas em todo o Brasil nos próximos 5 anos. 

“A Nova Equação combina criatividade, paixão, experiência e tecnologia para ir além das soluções simples e imediatas - buscando algo que impacte positivamente a vida das pessoas e que possa ser sentido no mundo ao nosso redor. Queremos ajudar nossos clientes a gerar resultados sustentáveis e criar confiança hoje e amanhã”, completa Marco Castro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.