• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Com primeira alta em quatro anos, EUA eleva juros em 0,25 ponto percentual
Mundo

Com primeira alta em quatro anos, EUA eleva juros em 0,25 ponto percentual

Elevação acontece para combater a inflação no país

Por Da Redação
Ás

Com primeira alta em quatro anos, EUA eleva juros em 0,25 ponto percentual

Foto: Agência Brasil

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (16) a primeira elevação da taxa de juros no país em muito tempo. O aumento foi de 0,25 ponto percentual, para o intervalo de 0,25% a 0,50% ao ano.  

A primeira alta de juros no país desde 2018 marca o início do ciclo de alta de juros na maior economia do mundo para combater a inflação que continua batendo recordes e subiu aos maiores níveis em 40 anos, em decorrência, principalmente, da pandemia da Covid-19.

O mercado financeiro dos EUA aguardava o aumento desde o início do ano, que foi indicado pelo atual presidente do Fed, Jerome Powell, no dia 2 de março.

“Estou inclinado a propor uma alta de 0,25 ponto percentual. Estamos preparados para agir com mais agressividade, elevando os juros acima dos 25 pontos por uma ou mais reuniões e a inflação não cair até o final do ano como esperamos”, afirmou ao Congresso norte-americano.

A previsão é que o ciclo de alta de juros no país termine com a taxa em torno de 3% ao ano em 2023, encerrando 2022 entre 1,75% e 2%. No entanto, o efeito inflacionário causado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia pode fazer com que o patamar seja maior. 

Além da alta de juros, o banco central norte-americano também sinalizou sobre a retirada dos estímulos à economia estabelecidos durante a pandemia. A decisão deve entrar em vigor a partir da próxima reunião, prevista para maio. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário