Com primeira alta em quatro anos, EUA eleva juros em 0,25 ponto percentual
Elevação acontece para combater a inflação no país
Foto: Agência Brasil
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (16) a primeira elevação da taxa de juros no país em muito tempo. O aumento foi de 0,25 ponto percentual, para o intervalo de 0,25% a 0,50% ao ano.
A primeira alta de juros no país desde 2018 marca o início do ciclo de alta de juros na maior economia do mundo para combater a inflação que continua batendo recordes e subiu aos maiores níveis em 40 anos, em decorrência, principalmente, da pandemia da Covid-19.
O mercado financeiro dos EUA aguardava o aumento desde o início do ano, que foi indicado pelo atual presidente do Fed, Jerome Powell, no dia 2 de março.
“Estou inclinado a propor uma alta de 0,25 ponto percentual. Estamos preparados para agir com mais agressividade, elevando os juros acima dos 25 pontos por uma ou mais reuniões e a inflação não cair até o final do ano como esperamos”, afirmou ao Congresso norte-americano.
A previsão é que o ciclo de alta de juros no país termine com a taxa em torno de 3% ao ano em 2023, encerrando 2022 entre 1,75% e 2%. No entanto, o efeito inflacionário causado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia pode fazer com que o patamar seja maior.
Além da alta de juros, o banco central norte-americano também sinalizou sobre a retirada dos estímulos à economia estabelecidos durante a pandemia. A decisão deve entrar em vigor a partir da próxima reunião, prevista para maio.