Com toque de recolher, Arquidiocese de Salvador divulga novas orientações para Semana Santa
Confira a programação completa
Foto: Divulgação | Secom/PMS
Com o toque de recolher prorrogado em toda Bahia, a Arquidiocese de Salvador divulgou as novas orientações para as comemorações da Semana Santa.
Em comunicado, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, informou que a celebração da “Missa vespertina da Ceia do Senhor” poderá ser feita na quinta-feira da Semana Santa, a partir das 16h, com a presença de fiéis e de acordo com a capacidade máxima permitida. Já a tradicional cerimônia do 'Lava-Pés' não será realizada.
O arcebispo também ressaltou que não será permitida a reunião de fiéis durante a noite. Com isso, caso a celebração da Vigília Pascal seja mantida no horário noturno, ela vai ocorrer sem a presença dos fiéis no templo e a celebração será transmitida online.
Os fiéis que queiram participar presencialmente na Catedral Basílica devem fazer agendamento pelo telefone (71) 3321-4573. Todas celebrações serão transmitidas pelo perfil oficial da Arquidiocese de Salvador.
Confira abaixo a programação completa:
- Domingo de Ramos (28 de março) – Missa, às 10h (não haverá procissão);
- Quinta-feira Santa (1º de abril) – Missa da Instituição da Eucaristia (Ceia do Senhor), às 16h. Não haverá a cerimônia do Lava-pés. Também na Quinta-feira Santa acontece a Missa da Renovação das Promessas Sacerdotais. Contudo, este ano esta Celebração Eucarística foi transferida para o dia 15 de maio, às 9h;
- Sexta-feira Santa (2 de abril) – Celebração da Paixão do Senhor, às 15h;
- Sábado Santo (3 de abril) – Vigília Pascal, às 16h;
- Domingo de Páscoa (4 de abril) – Santa Missa Solene, às 10h.