• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • Com uso de IA, drone identifica árvores com potencial econômico para comunidades da Amazônia

Com uso de IA, drone identifica árvores com potencial econômico para comunidades da Amazônia

Aeronave já mapeou áreas das comunidades de Irituia e Abaetetuba, no Pará, cobrindo 600 km²

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Com uso de IA, drone identifica árvores com potencial econômico para comunidades da Amazônia

Foto: Divulgação

Um projeto da startup Bioverse, em parceria com a Natura, usa inteligência artificial para adaptar um drone de monitoramento florestal, permitindo que ele identifique espécies de árvores com potencial econômico para comunidades extrativistas da Amazônia.

O drone já mapeou áreas das comunidades de Irituia e Abaetetuba, no Pará, cobrindo 600 km². Foram identificados principalmente tucumã e açaí, matérias-primas utilizadas pela Natura na produção de perfumes e cosméticos.

Sem inteligência artificial, a identificação dessas espécies exigia deslocamentos de vários quilômetros dentro da floresta. Agora, o processo ocorre 200 vezes mais rápido.

Todos os dados obtidos pela aeronave são compartilhados com as comunidades extrativistas. A ferramenta da Bioverse tem 95% de precisão. 

A startup investiu R$ 2,6 milhões no desenvolvimento da tecnologia, com financiamento parcial da Natura e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao governo federal.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário