• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Combate ao crime precisa ir além de 'ação policial enérgica', diz Lewandowski em posse

Combate ao crime precisa ir além de 'ação policial enérgica', diz Lewandowski em posse

Novo ministro declarou que dará atenção especial ao crime organizado em sua gestão

Por Da Redação
Ás

Combate ao crime precisa ir além de 'ação policial enérgica', diz Lewandowski em posse

Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse a Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça, em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (1).O Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF),  Lewandowski, assume a pasta no lugar de Flávio Dino, indicado por Lula para ocupar a vaga de Rosa Weber no STF. 

Em seu discurso na cerimônia, o novo ministro afirmou que, para que haja sucesso no combate à violência é necessário ir além da "enérgica ação policial".

"É escusado dizer que o combate à violência, para ter êxito, precisa ir além de uma permanente enérgica ação policial, demandando políticas públicas que permitam superar apartheid social que continua segregando", afirmou.

Com o crescimento da violência e das organizações criminosas no país, o tema segurança pública vem ganhando cada vez mais protagonismo no ministério. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva  afirmou, durante a cerimônia, que o crime organizado no Brasil funciona como  uma "indústria multinacional".

No discurso, Lewandowski afirmou que a criminalidade no país é resultado de mazelas históricas e que "não há soluções fáceis" para essas questões. Segundo o novo ministro, "não adianta" endurecer penas ou focar no encarceramento para combater o problema. Ele ressaltou que a atuação da pasta tem que ser focada em políticas públicas, inteligência, e na cooperação com estados e municípios.

O ministro ressaltou que dará continuidade ao trabalho realizado por Dino e que o crime organizado receberá uma atenção especial em sua gestão. 

"É nossa obrigação, e o povo assim espera, que o Ministério da Justiça dedique especial atenção à segurança pública, que ao lado da saúde é hoje uma das maiores preocupações da cidadania", disse Lewandowski.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário