Começa nesta segunda-feira (26) a apresentação dos documentos de autodeclarados negros nos concursos da PM e dos Bombeiros
A verificação da autodeclaração será realizada de forma online, por causa da pandemia da Covid-19
Foto: Reprodução / Mateus Pereira/GOV-BA
Os candidatos que se autodeclararam negros no concurso para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, assim como do concurso para Oficial Médico e Odontólogo da PM, deverão submeter os documentos solicitados para aferição da autodeclaração entre esta segunda-feira (26) e a sexta-feira (30).
De acordo com a publicação, disponível para consulta no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor, os convocados têm até as 17h do dia 30 de outubro para apresentar a documentação requisitada.
A verificação da autodeclaração será realizada de forma online, por causa da pandemia da Covid-19. Com isso, os candidatos deverão encaminhar cópia da carteira de identidade, fotos e vídeo, como descritos no procedimento, bem como uma autodeclaração preenchida e assinada, através de um sistema virtual, disponibilizado no site do IBFC.
O governo informa que os aprovados serão convocados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com a necessidade da administração pública, para realização dos exames pré-admissionais (entrega de documentos, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social).
O último resultado do concurso foi publicado no mês de agosto. No começo do mês, os candidatos foram convocados.
Conforme a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), 2.447 candidatos que se autodeclararam negros e foram aprovados na 2ª Etapa do concurso. Destes, 2.417 foram candidatos a Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros, enquanto 30 são candidatos a Oficial da Polícia Militar.
Os editais de abertura dos dois concursos foram lançados no final de 2019 e as primeiras provas realizadas no início deste ano. Os concursos para Soldado da PM e do Corpo de Bombeiro teve 112,3 mil inscritos, enquanto que para Oficiais de Saúde da Polícia Militar teve 790 inscritos.