Começam na segunda (22), as inscrições para a lista tríplice da PGR
Trio de nomes a ser entregue ao presidente será definido no dia 21 de junho
Foto: Divulgação/MPF
Começam na próxima segunda-feira (22), as inscrições para a eleição interna que vai definir os nomes que irão compor a lista tríplice do Ministério Público Federal (MPF), a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para escolha do procurador-Geral da República.
Os candidatos deverão se inscrever, mediante requerimento dirigido à Diretoria da ANPR, que poderá ser enviado para o e-mail [email protected] ou entregue na sede da Associação entre as 9h do dia 22 de maio e as 18h do dia 29 de maio. Já o prazo de campanha é até 20 de junho.
São elegíveis os membros de carreira e em atividade do MPF, maiores de 35 anos. São eleitores todos os membros ativos do órgão.
A eleição que irá definir os nomes que irão compor a lista tríplice será realizada no dia 21 de junho de 2023 (quarta-feira), das 9h às 18h.
A lista tríplice é uma sugestão ao presidente de quais são os nomes de escolha do MPF. O chefe do Executivo não é obrigado a seguir e pode escolher um nome do órgão por fora.
O atual procurador-Geral da República é Augusto Aras, que já sinalizou interesse em ser reconduzido ao cargo. Ele foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que quebrou uma tradição e optou por não seguir a lista tríplice.