Começam os festejos do Dois de Julho
Como em todos os anos, a população fez questão de ir às ruas comemorar a Independência da Bahia
Foto: Gilberto Júnior
A festa do 2 de julho começou com muita animação e atos políticos. Como em todos os anos, a população fez questão de ir às ruas comemorar a Independência da Bahia e se manifestar sobre a alegria que a data representa para todos os baianos. Pelo apelo popular, políticos de todos os partidos fizeram questão de estar presente e mostrar que a data também toma cunho político a cada ano.
Notou se a ausência do Governador do Estado, Rui Costa, que se encontra em uma contestada viagem para a Espanha. Entretanto, seu vice-governador, João Leão, defendeu a ausência do Governador e falou sobre a importância da comemoração. "Dois de Julho é uma data que marca o coração de todos os baianos. É uma felicidade muito grande ver esse povo todo reunido comemorando uma data cívica da Bahia e dos Baianos", pontuou. "Estou muito feliz em estar aqui representando o governador Rui Costa que está lá na Espanha trabalhando muito pela Bahia", ele ainda lembrou que a viagem trará retorno de capital. "Estamos com muitos projetos e os espanhóis podem ajudar", finalizou.
Para o Presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal, o dia é de reconhecimento a luta dos baianos. "Foi graças a bravura e heroísmo dos baianos que esse país se tornou uma grande Nação. Afinal, foi no dia 2 de julho de 1823 que o Brasil se tornou independente. As lutas que aconteceram aqui foram importantes para termos a noção de nação e a certeza que de nosso país é fruto do sangue e luta de muitos baianos", destacou.
Já o Senador Jaques Wagner aproveitou para falar sobre as denúncias do site The Intercept e a prisão do ex presidente Lula. "Vamos aguardar para ver como o MP vai agir diante destas denúncias que, para mim, evidenciam que Lula não deveria estar preso". O vice-prefeito Bruno Reis disse que a data representa muito para a história da Bahia e que a população se inspira nos heróis do 2 de julho para fazer uma cidade melhor.