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Comércio baiano deve crescer 7% no mês do Dia das Mães, aponta Fecomércio-BA

O segmento com estimativa de melhor desempenho no período é dos supermercados

Por Da Redação
Ás

Comércio baiano deve crescer 7% no mês do Dia das Mães, aponta Fecomércio-BA

Foto: Divulgação

Depois de se manter estável em 2023, os principais setores que possuem relação com o Dia das Mães devem registrar crescimento de 7,1% na Bahia, em maio deste ano, de acordo com projeções da Fecomércio-BA e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o levantamento, o melhor desempenho para o período deve ser dos supermercados, com alta estimada de 11% na comparação anual, com faturamento de quase R$ 5 bilhões. “Na primeira situação, são os próprios consumidores que vão às compras buscando os ingredientes e bebidas para o almoço no domingo. E no segundo caso, são empresários, donos de restaurantes, que precisam abastecer seus estoques para um dia de grande movimentação, com tradicionais filas de espera”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Já a segunda maior variação, deve ser o das Lojas de Móveis e Decoração, de 8%. Com a redução da taxa de juros, esses tipos de produtos ficam relativamente mais acessíveis, pois dependem de um grau elevado do custo de crédito. No entanto, para o Dia das Mães, esse grupo não se posiciona entre os principais itens de busca.

Outra alta deve ser vista nas lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos, de 3%. “Neste caso, já há uma busca mais intensa, do desejo de compra de telefone celular, computadores ou algum produto de utilidade doméstica. Vale ressaltar que, o crédito mais barato e o nível de inadimplência mais baixo do que há um ano, são fatores que devem contribuir para a expansão de vendas nesse segmento”, pontua Dietze.

Queda nos segmentos

No sentido contrário, é estimado que haja queda de 3% no segmento de Farmácias e Perfumarias. Esse resultado não pode ser considerado negativo, pois se trata de uma base muito elevada de comparação, com o Setor batendo nos últimos meses recorde de vendas.

As Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçado também devem ficar praticamente no 0 a 0 em relação a maio de 2023. A variação prevista é de -1% no contraponto anual.

“Esse setor é certamente o mais demandado para o Dia das Mães, sendo sempre o primeiro da lista quando são feitas pesquisas de intenção de compra para o período. Isso porque são produtos com preços acessíveis, de valor agregado mais baixo, sem a necessidade de crédito. Há no mercado todos os tipos de opções e que pode caber em qualquer bolso”, salienta Dietze.

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