Michel Telles

Comida di Buteco: mulheres empreendedoras ganham expressividade em Salvador

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Comida di Buteco: mulheres empreendedoras ganham expressividade em Salvador

Foto: Rômulo Portela

novadoras, resilientes, capacitadas e empreendedoras. As mulheres têm conquistado cada vez mais espaços no mundo dos negócios, quebrando as barreiras sociais de gênero e mostrando que são donas dos próprios empreendimentos e, principalmente, das suas narrativas.

Esse movimento, que tem ganhado força, refletiu no resultado de que 55% das novas empresas criadas no ano de 2020 foram abertas por mulheres, de acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM) – principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo – em parceria com o Sebrae.

No concurso Comida di Buteco não é diferente, em sua 15ª edição em Salvador, foram contabilizados pelo menos 15 botecos, de 41, comandados somente por mulheres. A liderança e sabor feminino aparecem nos estabelecimentos: Tempero da Katinha; Rose’s Bar; Rita da Lambreta; Reunião Bar e Restaurante; Malembe Food & Drinks; Mocambinho; Navona Bar do Tonho; Espaço da Neya; Dom Brau; Delícias do Mar; Casa de Carmem; Bar Koisa Nossa (Os Internacionais); Aconchego da Eff; e Bar das Meninas. 

Para a coordenadora regional do Comida di Buteco, Raissa Ulhôa, a participação no concurso agrega ainda mais aos empreendimentos e, consequentemente, alavanca a vida profissional dessas mulheres a partir de seus negócios.

“O Comida di Buteco acaba sendo um selo de qualidade para esses bares. E para o Comida di buteco, esses pequenos negócios agregam muito valor conceitual. Porque são histórias de vidas, vínculos familiares, ancestralidades que trazem à tona através da criação de petisco e da própria maneira como as donas recebem seus clientes. Esse é um legado”, ressaltou Raíssa.

O concurso

 

Uma competição entre botecos, o concurso tem o intuito de reconhecer o melhor entre as 42 cidades brasileiras participantes, divididas em 21 circuitos, considerando pontos como: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Após as premiações por cidade, os vencedores concorrem em nível nacional, elegendo assim o melhor buteco do país.

 

Como forma de garantir a alta qualidade de produtos e atendimento entre os participantes, 20% dos últimos colocados perdem o direito de participar do concurso no ano seguinte, gerando assim a oportunidade de outros botecos participarem do concurso.

 

Reforçando que a cultura raiz vive, o concurso vem para fortalecer a importância desse negócio. Raissa explica que durante os 30 dias, a mecânica do concurso acontece da seguinte maneira: “o público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%”, destaca. O boteco que alcançar maior nota em âmbito global, ganha o título de vencedor da edição em nível local.

 

Na segunda etapa, que ocorre no mês de junho, uma nova comissão de jurados é escolhida para visitar os campeões em cada cidade. Neste momento, os botecos vencedores recebem três jurados nacionais para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor boteco do país.

 

Conforme a coordenadora regional, o Comida di Buteco continua firme no seu propósito, de valorização dos pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade. “Por isso, continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de cada vez mais botecos”, conta.

 

Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso conta com a Apresentação da Piraquê; Banco oficial Santander Patrocínio da McCain e Seara; Patrocínio McCain, Seara, Heinz, Zero Cal, Engov After, Chandon, Get Net, Reserva 51, Apoio: Dickies, Santanense Workwear e Novotel. Promoção: Globo e Nova Brasil

 

Sobre Comida di Buteco

 

Nascido no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco traz a valorização dos botecos autênticos, com comida boa e cerveja gelada, tudo feito pelo botequeiro à frente do empreendimento.  

 

Em sua última edição alcançou resultados surpreendentes, mesmo com as restrições em razão da pandemia do coronavírus, no qual foi necessário alterá-lo para o formato híbrido, obtiveram resultados surpreendentes: 480 botecos participantes400.000 votos2500.000 petiscos vendidos4.500 empregos diretos gerados4 milhões de pessoas impactadas; e 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

 

Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz - Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso tem como perfil de botecos selecionados apenas os negócios familiaresnão contemplando redes, nem franquias

 

Ao longo das suas 22 edições, o Comida di Buteco cresceu e hoje é uma fonte de geração de empregos, impostos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, mídia, jornalismo e influenciadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.