Comissão da Câmara aprova convocação de ministro da Educação
Victor Godoy prestará esclarecimentos sobre denúncias de corrupção na pasta
Foto: Agência Brasil
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) a convocação do ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, para prestar esclarecimentos sobre denúncias de tráfico de influência e corrupção na pasta. O requerimento foi apresentado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP).
Na última quarta-feira (22), a Polícia Federal (PF) prendeu o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura por suspeitas de envolvimento em um esquema irregular de liberação de recursos da pasta. No entanto, todos já foram soltos. Ribeiro deixou o cargo de ministro da Educação após a divulgação, em março deste ano, de áudio em que pastores detalhavam um aparente esquema de favorecimento na distribuição de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Com a saída de Ribeiro do Ministério da Educação, o cargo foi assumido por Victor Godoy Veiga, que era secretário-executivo da Pasta. Ivan Valente afirma que Godoy é uma pessoa de confiança do ex-ministro e participou de agendas com Gilmar Santos e Arilton Moura. “Resta irrefutável que ele conviveu intensamente com os acusados e seus esquemas, bem como possui acesso e pleno conhecimento das informações no âmbito do Ministério da Educação sobre a destinação de recursos federais e transferências efetivadas pelo governo”, afirma o deputado.