Comissão da Câmara aprova proposta que autoriza igrejas a pagar menos impostos

Texto será encaminhado para o plenário 

Por Da Redação
Ás

Comissão da Câmara aprova proposta que autoriza igrejas a pagar menos impostos

Foto: Carol Garcia/GovBA

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/23 nesta terça-feira (27), que amplia a imunidade tributária a entidades religiosas, partidos políticos, sindicatos e instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos. 

A proposta é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e outros parlamentares. O relator é o deputado Fernando Máximo (União-RO).

Atualmente, a Constituição Federal estabelece que o governo só é impedido de cobrar impostos sobre o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com as finalidades essenciais dessas entidades.

A PEC prevê, no entanto, que o benefício seja ampliado e passe a englobar, também, a aquisição de bens e serviços necessários à formação do patrimônio, geração e prestação de serviço. Assim, a isenção iria valer para tributações indiretas, de acordo com parlamentares, como no imposto na conta de luz da igreja. 

O texto original da PEC também amplia o benefício da isenção para partidos, entidades sindicais e instituições de educação e de assistência fiscal sem fins lucrativos. O relator Fernando Máximo afirmou, no entanto, que somente igrejas devem ser beneficiadas. 

A proposta será votada no plenário e, para ser promulgada no Senado, precisa do apoio de 308 deputados em dois turnos de votação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário