Comissão da Câmara aprova requerimento de informações sobre voos de ministro da Justiça
Requerimento solicita detalhes sobre voos realizados pelo ministro Flávio Dino em aeronaves da FAB
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (29), um requerimento de informações direcionado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
O requerimento, proposto pelo deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), busca acesso a informações específicas, incluindo "itinerários, agendas, programações e justificativas referentes aos voos realizados pelo ministro nas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) durante seu mandato".
Os registros da própria FAB indicam que o ministro Flávio Dino teria realizado cerca de 64 voos, desde o início de seu mandato até o último domingo (27/8). Esses voos, que têm sido chamados de "voos de fim de semana", são notáveis pela prática de viajar nas sextas-feiras para retornar a Brasília somente aos domingos ou segundas-feiras.
De acordo com informações do Metrópoles, Dino estabeleceu um recorde de voos desse tipo, muitos dos quais para sua cidade natal, São Luís, capital do Maranhão, onde mantém residência. O requerimento levanta questionamentos sobre a justificativa para esses deslocamentos, especialmente quando há um número considerável de voos em que o ministro não tinha compromissos oficiais em sua cidade.
Dos nove voos realizados nas sextas e sábados para São Luís, apenas três estavam relacionados a compromissos oficiais. Nas outras ocasiões, Dino alegou questões de segurança para a utilização das aeronaves da FAB.