• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Comissão da Câmara dos EUA aprova leis para debelar o monopólio do Google, Facebook, Apple e Amazon

Comissão da Câmara dos EUA aprova leis para debelar o monopólio do Google, Facebook, Apple e Amazon

Texto ainda precisa ir a plenário

Por Da Redação
Ás

Comissão da Câmara dos EUA aprova leis para debelar o monopólio do Google, Facebook, Apple e Amazon

Foto: Reprodução

Segundo o Wall Street Journal, a Comissão Judiciária da Câmara de Representantes dos EUA aprovou leis para debelar o monopólio de mercado exercido pelo Google, Facebook, Apple e Amazon.

De acordo com o jornal, a principal peça da nova legislação, aprovada na madrugada desta quinta-feira (24) por 24 votos a 20 na comissão, é o Ato pela Escolha e Inovação On-Line, onde o  texto proíbe as grandes plataformas de adotar comportamentos monopolistas que beneficiem os seus próprios produtos e serviços, ou prejudiquem e discriminem concorrentes e clientes.

A nova legislação ainda precisará passar pelo crivo dos plenários do Congresso dos EUA.

Segundo o WSJ, o pacote é o resultado de uma longa investigação feita pelo subcomitê antitruste da Câmara, que descobriu que as grandes empresas de tecnologia alavancaram seu domínio para eliminar a concorrência e sufocar a inovação. 

No início dos debates da comissão, o deputado David Cicilline, que chefiou a investigação de 16 meses que deu forma à proposta, disse que os projetos de lei têm como objetivo restaurar a concorrência nos mercados bloqueados pelos monopólios. "O mercado digital está doente por falta de concorrência. Muitos mercados digitais estão definidos por monopólios ou pelo o controle de duopólios. Amazon, Apple, Facebook e Google se tornaram os guardiões da economia on-line. Enterram seus rivais e abusam de sua conduta de poder monopolista, que é nociva aos consumidores, à concorrência, à inovação e à nossa democracia".

O projeto que permite a portabilidade de informações dos usuários entre as big techs foi elogiado nas redes sociais pela Electronic Frontier Foundation, ONG que luta pelos direitos civis no ambiente digital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário