• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Comissão do Senado aprova indicações de Lula para diretoria do Banco Central
Brasil

Comissão do Senado aprova indicações de Lula para diretoria do Banco Central

Nome de Gabriel Galípolo foi aprovado para ocupar a diretoria de Política Monetária

Por Da Redação
Ás

Comissão do Senado aprova indicações de Lula para diretoria do Banco Central

Foto: TV Brasil | Divulgação

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (4) duas indicações do governo Lula para a diretoria do Banco Central. Gabriel Galípolo foi escolhido para o cargo de diretor de Política Monetária, e Ailton de Aquino Santos foi indicado para a Diretoria da Fiscalização. As aprovações ocorreram após sabatina pela CAE e agora seguem para votação no plenário principal do Senado, onde os 81 senadores terão a palavra final sobre os indicados.

As sabatinas de Galípolo e Ailton de Aquino ocorrem em um contexto de fortes críticas do ex-presidente Lula e membros do governo ao atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e à taxa básica de juros, a Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

Segundo o governo, a taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano, inibe investimentos e prejudica o crescimento econômico. Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e diversos ministros, incluindo Fernando Haddad (Fazenda) e Carlos Fávaro (Agricultura), têm expressado críticas em relação à taxa de juros.

O mandato do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, termina no final de 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário