Comissão do Senado aprova nomes para CNJ e CNMP; confira
Indicados vão ser votados no Plenário

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (29), a indicação de oito autoridades para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e duas para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os ofícios seguem agora para aprovação no Plenário.
Os dois indicados para integrar o CNMP, no Biênio 2023/2025, são a juíza federal Cíntia Menezes Brunetta e o procurador Edvaldo Nilo de Almeida. Brunetta foi aprovada com 27 votos favoráveis, enquanto Almeida obteve 25 votos a favor, um contrário e uma abstenção.
Durante a sabatina, os indicados defenderam a importância do CNMP como instituição essencial para o fortalecimento do regime democrático, a justiça social e a ordem jurídica. Destacaram, ainda, a relevância do diálogo com o Congresso Nacional e comprometeram-se a trabalhar pelo equilíbrio entre os Três Poderes da República.
No que diz respeito aos indicados para o CNJ, aprovados na sabatina, destacaram o papel fundamental do Conselho na construção de um Poder Judiciário mais ágil e eficiente.
A lista de indicados para o CNJ é composta por:
- Renata Gil de Alcantara Videira (Vaga destinada ao STF)
- Guilherme Augusto Caputo Bastos (Vaga destinada ao TST)
- Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha (Vaga destinada ao TST)
- Guilherme Guimarães Feliciano (Vaga destinada ao TST)
- José Edivaldo Rocha Rotondano (Vaga destinada ao STF)
- Daiane Nogueira de Lira (Vaga destinada à Câmara dos Deputados)
- Mônica Autran Machado Nobre (Vaga destinada ao STJ)
- Daniela Pereira Madeira (Vaga destinada ao STJ)