• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Comissão do Senado aprova passagem de avião gratuita para pessoas com deficiência de baixa renda

Comissão do Senado aprova passagem de avião gratuita para pessoas com deficiência de baixa renda

Além de avião, outros modais também deverão ofertar assentos

Por Da Redação
Ás

Comissão do Senado aprova passagem de avião gratuita para pessoas com deficiência de baixa renda

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na última terça-feira (14), uma proposta que determina a reserva de passagens gratuitas em aviões para pessoas de baixa renda com deficiência (PCDs).

Se não houver recurso para votação em plenário, a proposta seguirá para análise da Câmara.

O texto afirma que a reserva de passagens aos PCDs de baixa renda deverá ocorrer com base em critérios estabelecidos pelo governo federal. No entanto, o projeto prevê que, se não houver regulamentação em até 90 dias após a eventual entrada em vigor da lei, as empresas serão obrigadas a ofertar, no mínimo, dois assentos.

O texto também amplia o direito em todos os meios de transporte coletivo.

Segundo a proposta, a reserva será válida e obrigatória para: veículos de transporte coletivo terrestre; veículos de transporte coletivo aquaviário; veículos de transporte coletivo aéreo e qualquer outro modal.

Ainda segundo a proposta, quando não houver mais vagas para esse público, a empresa responsável pelo veículo deverá emitir documento reconhecendo a negativa do bilhete por ausência de assentos.

Também deverá apresentar as primeiras datas e horários disponíveis nos dias que antecedem e que sucedem a data solicitada pelo passageiro.

As vagas destinadas a PCDs poderão ser revendidas aos demais usuários quando não houver reserva nas 48 horas anteriores à partida do meio de transporte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário