Comissão Europeia anuncia investimentos para preservação da Amazônia e produção de hidrogênio verde no Brasil
Presidente Ursula von der Leyen apoiou medidas de combate ao desmatamento
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira (12) os investimentos do bloco europeu para a preservação da Amazônia e a produção de hidrogênio verde no Brasil. Durante uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram discutidos temas como mudanças climáticas, a importância da Floresta Amazônica e as matrizes energéticas.
Von der Leyen ressaltou a importância da Floresta Amazônica como um aliado fundamental no combate ao aquecimento global e anunciou um investimento de € 20 milhões para o Fundo Amazônico. Ela também encorajou os estados membros da União Europeia a contribuírem para o fundo.
Além disso, a presidente da Comissão Europeia elogiou a matriz energética brasileira e destacou que o bloco europeu pode aprender muito com o Brasil nesse aspecto. Foi anunciado um investimento de € 2 bilhões da Europa para apoiar a produção de hidrogênio verde no país, visando promover a eficiência energética na indústria brasileira.
Von der Leyen ainda acolheu o Brasil como sede da COP-30 (Conferência das Partes) e expressou seu apoio a Lula no combate ao desmatamento na Amazônia e na busca por um uso sustentável da terra.