Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda o cancelamento de festas públicas no Carnaval
Aumento de casos da variante Ômicron seria o motivo
Foto: © NIAID
Contrariando as expectativas gerais, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou que governadores e prefeitos cancelem as festividades públicas de carnaval, por causa do aumento de casos com transmissão da variante Ômicron, detectada inicialmente na África do Sul, mas que já é dominante no mundo.
Também foi recomendado que fosse proibido shows de qualquer natureza que possam gerar aglomerações, pois estas aumentariam a transmissão do vírus, como ocorreu no Réveillon, e resultaram no prolongamento da terceira onda no Brasil.
O documento do Comitê também falou sobre intensificar a vacinação, pois há comprovação científica que as pessoas vacinadas são menos susceptíveis a desenvolver quadro grave da Covid-19. Embora em torno de 70 % da população do país já esteja com o ciclo vacinal completo, esse percentual ainda não é suficiente para assegurar um cenário de tranquilidade e estabilidade.
Também foi frizado a importância de manter as medidas legais que obrigam o uso de máscaras, em especial em lugares fechados ou com aglomerações.