Commanche do Pelô cancela caminhada da paz do último dia de carnaval!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
Com objetivo de levar ancestralidade, incentivo a cultura e celebrar a união entre os povos, a Caminhada da Paz promovida pelo bloco Commanche do Pelô que seria realizada na tarde desta terça-feira, 17/2, no circuito Osmar (Campo Grande/avenida) e animada por Jorginho Commancheiro, o cantor Edu Casanova e convidados foi cancelada.
Segundo a agremiação, a dificuldade de conseguir um trio inviabilizou a realização da caminhada na tarde do último dia do carnaval. “Foram várias tentativas para se conseguir um trio. Faz dez anos que criamos esse projeto para levar nossa mensagem ao circuito oficial. Diante das dificuldades, logo que passar a folia momesca, iniciaremos as tratativas para 2027”, disse Jorginho Commancheiro, que preside o bloco.
Comemorando 52 anos de existência e resistência, sendo o segundo bloco de Índios mais antigo em atividade no Carnaval de Salvador, atrás apenas do Apaxes do Tororó, fundado em 1968, a agremiação desfilou no domingo e na segunda (15 e 16) com o tema “Catarina Paraguaçu: Mulheres Pretas Indígenas Commancheiras”. Seu desfile foi formado por alas colorindo o circuito com fantasias, alegorias, rostos pintados e cocares.
Contemplado pelo Edital Ouro Negro, o trabalho do Commanche do Pelô vai para além do Carnaval. “O apoio institucional é de fundamental importância. Nosso bloco infantil, por exemplo, formado por netos e filhos, está completando 12 anos. É uma geração que vai continuar a nossa história, manter viva a nossa cultura”, acrescentou Jorginho.


