Como analisar os segmentos de negócios da sua empresa
Confira a coluna desta semana de José Carlos Oyadomari
Foto: Reprodução/Pexels
Neste artigo, eu escrevo sobre a análise de rentabilidade dos segmentos. No modelo de análise diagnóstica ecossistêmica, a analogia é que os segmentos são como as árvores de uma floresta (empresa).
A Contabilidade Divisional é geralmente um capítulo dos livros de Contabilidade Gerencial, e os autores defendem que é importante enxergar quais segmentos de negócios são os mais lucrativos e rentáveis. Cada empresa é formada por um conjunto diferente de segmentos de negócios, os quais foram criados ou adquiridos ao longo do tempo da empresa. Ou seja, dificilmente teremos empresas com conjuntos iguais de segmentos.
As empresas realmente usam a análise de rentabilidade de segmentos?
A divulgação dos resultados de segmentos é uma nota explicativa obrigatória, e as empresas listadas geralmente divulgam os resultados dos segmentos. Contudo, algumas não divulgam, alegando que não tomam decisões sobre segmentos, com a justificativa de que enxergam a empresa de forma integrada. Também são raras as que tornam público o capital investido em cada segmento. Porém, temos boas exceções: o Itaú-Unibanco mostra o lucro, o capital investido e até o lucro econômico por segmento; a Ambev mostra o Lucro Líquido por região e categoria de produtos; a Petrobras mostra o lucro e o capital investido por cadeia de valor. Internacionalmente, temos o caso da Unilever, que mostra o ebit recorrente de cada segmento de negócio (produtos) e os ativos líquidos por região. Acredito que o leitor tenha casos de outras empresas em mente.
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